O Legado Cultural de Açores
- Casa Açores Residencial
- 26 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Os imigrantes açorianos incutiram na cultura brasileira, mais particularmente em Florianópolis, sua cultura rica e variada, e através dos séculos, continua dando bons frutos, influenciando fortemente o cenário cultural da região.

Guia Casa Açores
Descubra Floripa: Atrações e Serviços
Os imigrantes açorianos incutiram na cultura brasileira, mais particularmente em Florianópolis, sua cultura rica e variada, e através dos séculos, continua dando bons frutos, influenciando fortemente o cenário cultural da região.
Na grande Florianópolis, a antiga tradição do artesanato açoriano é representada nos trançados de rede, rendas de bilro e tramóias, tapeçarias de tear e na confecção de esteiras, balaios e gaiolas.
A gastronomia da cidade também foi muito influenciada pelos Açores: pratos feitos à base de peixe, moluscos e crustáceos enriquecem a culinária da ilha e do continente. Nas danças e folguedos, os exemplos mais vivos dessa tradição estão presentes na dança de pau de fita e no folguedo do boi mamão.
Na arquitetura também se vê traços desse povo, no casario colonial e nas igrejas seculares que remete à religiosidade que acompanhou o povo açoriano, por isso as festas religiosas continuam sendo um dos valores mais expressivos de sua cultura. Dentre estas festas vale ressaltar a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a procissão do Senhor Jesus dos Passos, a festa do Divino Espírito Santo e o Terno de Reis.
A literatura se enriqueceu com as quadrinhas, o pão-por-Deus, os provérbios, as cantigas e lendas. Não podemos esquecer também do modo de falar do “manezinho”, que se caracteriza por um som cantado e por uma alta velocidade de flexão de voz.
O Boi-de-Mamão é um folguedo que envolve dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressureição do boi. Esta brincadeira é encontrada em várias partes do país, recebendo diferentes nomes. No nordeste é conhecido como “Bumba Meu Boi” ou “Boi Bumbá”, em Paraty (Rio de Janeiro) como “Boi Pintadinho”. Em Santa Catarina a brincadeira está presente em quase todos os municípios do litoral com o nome de “Boi-de-Mamão”.
Origem: Antigamente, a brincadeira era conhecida em nosso litoral como “Boi de Pano”, mas ocorreu que, com a pressa de fazê-lo, utilizaram um mamão verde para fazer a cabeça do boi. Daí recebeu o nome de Boi-de-Mamão, mantido até a época atual, onde se vê cabeças de todos os tipos, até mesmo de boi, menos de mamão. A descrição mais antiga do folguedo, em Florianópolis, é de 1871 feita pelo historiador José Arthur Boiteux.
Nossa História
Personagens:
Boi-de-Mamão: Figura do folguedo que morre durante a apresentação e é ressuscitado com o auxílio e um médico benzedor.
Bernúncia: Figura fantasmagórica que teria sido inspirada na figura do dragão celeste chinês. Durante sua apresentação, a bernúncia investe sobre o público engolindo crianças e dando à luz, em seguida, a uma bernuncinha.
Maricota: É uma mulher altíssima, vaidosa e desengonçada, que ao dançar rodopiando esbarra seus enormes braços em quem estiver descuidado.
Cavalinho: O cavalinho laça e recolhe o furioso Boi.
Cabrinha: É o boi das crianças, tem um porte menor e dança mais ligeiro. Outros personagens encontrados em alguns grupos: urso, urubu, macaco, girafa, abelha, ema, barata, anão, cavalinho-marinho, etc. Acompanhamento Musical: Acompanha a cantoria 3 músicos, pandeiro, violão, gaita.
O evento anual do Terno de Reis resgatou uma das mais antigas e populares tradições religiosas, trazidas ao Brasil pelos jesuítas e colonizadores portugueses. O Encontro é sempre realizado no Dia de Reis (6 de janeiro), dentro de uma das dezenas de igrejas históricas da cidade, reunindo até 100 cantadores de nove grupos da Grande Florianópolis e de outros municípios catarinenses.
A Dança do Pau-de-Fita, no folclore catarinense, é apresentada por vários grupos, cuja formação étnica é responsável pela diversificação da nossa cultura popular. De origem portuguesa, encontramo-la associada à Dança dos Arcos de Flores e a Jardineira. De origem alemã e hispânica, nos grupos folclóricos teutos e nas danças típicas dos campos.

Apenas 3 Apartamentos à 50 metros do Mar de Ingleses
Estrada Dom João Becker, 1881, Praia dos Ingleses, Florianópolis/SC
Whatsapp: (48) 99125-3280 - Telefone: (48) 3269-1993




























%20(3).png)
_pdf%20(4).png)
Comentários