top of page
cultura 8.jpg

Os primeiros habitantes de Floripa

  • Foto do escritor: Casa Açores Residencial
    Casa Açores Residencial
  • 14 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jan. de 2022

Pelos primeiros registros existentes, a Ilha de Santa Catarina foi habitada pelo homem do sambaqui. Em seguida vieram os tupi-guaranis, divididos em várias tribos e aldeias.

ree


Guia Casa Açores

Descubra Floripa: Atrações e Serviços


"A Ilha de Santa Catarina foi habitada pelo homem do sambaqui. Constituídos de caçadores e coletores, os grupos alimentavam-se basicamente de peixes e eventualmente de moluscos, empilhando, ao longo do tempo, pequenos montes e verdadeiras "montanhas" de moluscos. Não eram restos de alimentos como muitos pensavam e ainda pensam, mas (conforme estudos da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina), foram construções do homem pré-histórico. Esses montes de conchas calcificados são chamados de sambaqui na língua nativa ("monte de conchas") e constituem uma das mais importante fontes das informações sobre as populações pré-históricas.


Em seguida vieram os tupi-guaranis. Divididos em várias tribos e aldeias, ocuparam a maior parte da área litorânea e foram chamados de Carijós pelos europeus que aqui chegaram. Tudo indica que estes índios tenham vindo da região que hoje é o Paraguai.


Nossa História





Eles já conheciam a agricultura, eram sedentários e tinham na pesca a atividade básica para sua subsistência. Recebem os brancos como grande cordialidade e curiosidade, não manifestando qualquer hostilidade. Por isso, é que mais tarde são aprisionados pelos portugueses e vendidos como escravos nos mercados de São Vicente e Bahia de Todos os Santos.


Nomes de algumas regiões florianopolitanas como Pirajubaé, Itaguaçu, Anhatomirim, são uns dos referenciais históricos deixados por eles. Meiembipe, ou "lugar acima do rio" e Yurerê-Mirim, ou "bem pequena", eram denominações que os Carijós usavam para chamar sua terra.


O gradual extermínio destas tribos indígenas no litoral catarinense começa a acontecer no final do século XVII, devendo-se à escravidão e à fraca resistência às doenças trazidas pelos europeus, tais como gripe, sarampo, varíola, tuberculose, etc. Apesar dos esforços do missionários jesuítas espanhóis e portugueses para salvá-los, aos Carijós restou o último papel: serem escravos dos europeus nos engenhos que aqui começavam a ser instalados.".



ree

Apenas 3 Apartamentos à 50 metros do Mar de Ingleses

Estrada Dom João Becker, 1881, Praia dos Ingleses, Florianópolis/SC

Whatsapp: (48) 99125-3280 - Telefone: (48) 3269-1993




Galeria Nossa História










Comentários


Sem nome (120 x 120 px) (3).png
placa pousada - arte em pdf (1).pdf (4).png
bottom of page