top of page
cultura 8.jpg

A Imigração Açoriana

  • Foto do escritor: Casa Açores Residencial
    Casa Açores Residencial
  • 26 de jan. de 2022
  • 3 min de leitura

Os primeiros casais açorianos instalaram-se no Brasil 1617, recebendo apoio lusitano para se estabelecerem em território brasileiro, em áreas consideradas estratégicas para a consolidação do projeto colonial português no Brasil.

ree


Guia Casa Açores

Descubra Floripa: Atrações e Serviços


A imigração açoriana para o Brasil está ligada ao projeto colonial português de efetivar a territorialização das terras no novo mundo, enfrentando e impedindo a invasão estrangeira em solo brasileiro. Um dos motivos que levou Portugal a instituir um efetivo projeto de colonização no Brasil foram as tentativas de invasão por nações que não aceitavam os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas, além da consolidação de fronteiras em áreas que também despertavam o interesse dos espanhóis, destacadamente nos arredores da Bacia do Prata.


Os primeiros casais açorianos instalaram-se no Brasil 1617, recebendo apoio lusitano para se estabelecerem em território brasileiro, em áreas consideradas estratégicas para a consolidação do projeto colonial português no Brasil. Os açorianos que imigravam para o Brasil buscavam melhores condições de vida, visto que em Açores o pauperismo assolava a sociedade, devido à perda de fertilidade dos solos e, sobretudo, após os eventos sismográficos que aconteceram em 1677. Para os migrantes, vir para solo brasileiro significaria poder sair da miséria que viviam em sua terra natal.

Nossa História





Chegando ao Brasil, os migrantes açorianos ocuparam terras sobretudo em Porto Alegre (cidade que já foi chamada de Porto dos Casais, em alusão aos casais açorianos que ali desembarcaram) e Santa Catarina, formando ao longo do século XVIII importantes colônias nessas cidades. Atualmente, no centro de Porto Alegre, existe o "Monumento aos Casais Açorianos", esculpido por Carlos Gustavo Tenius, homenageando os sessenta primeiros casais que desembarcaram na cidade.


Durante o século XVIII, a imigração de açorianos ganhou força no Brasil, sendo uma consequência da desestruturação da economia canavieira em Açores e das frustradas tentativas de desenvolver novas atividades agrícolas que pudessem substituir a cana de açúcar. Além das questões econômicas, nesse período outros dois fatores contribuíram para a acentuação do fluxo: as notícias que chegavam em Açores de melhoria das condições de vida daqueles que migraram para o Brasil e as tentativas de reunir os membros da família em terras brasileiras. As motivações econômicas, contudo, ainda era a razão principal para o fluxo.


Nos primeiros anos do século XX, o fluxo de açorianos ainda era perceptível no Brasil. Entretanto, a partir de 1930 a imigração entrou em declínio, graças a lei estabelecida por Getúlio Vargas que estabelecia cotas de migração para o Brasil, contendo assim a vinda de pessoas de outras nações, inclusive do Açores.


Entre 1748 e 1756 vieram à Ilha de Desterro, atualmente chamada de Florianópolis, cerca de 6 mil açorianos, oriundos da Ilha da Madeira e do Arquipélago dos Açores. Eram casais que tinham como objetivo iniciar uma nova vida em nossa Ilha e região. Esperavam encontrar condições climáticas iguais as de suas ilhas portuguesas, e pretendiam instalar moinhos de trigo. Mas acabaram percebendo que o solo não era bom para a plantação, e o vento não era constante para girar as rodas do moinho, então foi um sonho fracassado. Porém conheceram os indígenas e a sua cultura, a plantação de mandioca e a pesca. Construíram aqui suas casas e constituíram família. Hoje os descendentes desses açorianos são chamados de ‘’manezinhos da ilha"


Fontes:


ree

Apenas 3 Apartamentos à 50 metros do Mar de Ingleses

Estrada Dom João Becker, 1881, Praia dos Ingleses, Florianópolis/SC

Whatsapp: (48) 99125-3280 - Telefone: (48) 3269-1993




Galeria Nossa História










 
 
 

Comentários


Sem nome (120 x 120 px) (3).png
placa pousada - arte em pdf (1).pdf (4).png
bottom of page